A IMPORTÂNCIA DO FACTORING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Robson Silva Batista, João Francisco Brayner R. Júnior

Resumo


Trata-se de uma abordagem descritiva sobre a atividade de factoring e sua relevância para o fomento das pequenas e médias empresas. Tem por finalidade apresentar esta atividade mercantil, bem como suas características, funções e vantagens oferecidas a este segmento do setor produtivo, o qual notadamente encontra dificuldades na obtenção de capital de giro e de gerenciamento de suas empresas. Dessa forma, busca-se explanar o fundamento de sua atuação no mercado brasileiro e também demonstrar, através do balizamento legal, que esta atividade não se confunde com atividades típicas de instituições financeiras, nem com a prática da agiotagem. Portanto, pode-se afirmar que o factoring é uma alternativa de grande utilidade ao segmento das pequenas e médias empresas por constituir uma forma menos burocrática de concessão de capital de giro, e por proporcionar diversos serviços de assessoria gerencial.

  • Palavras-chave: Factoring. Pequenas e Médias Empresas. Vantagens.

Palavras-chave


Factoring; Pequenas e Médias Empresas; Vantagens

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.