Psicanálise e Educação: uma possível intervenção no contexto escolar.

ALEXANDRE DE MOURA MOTA

Resumo


A pesquisa teve como proposta pensar e repensar sobre as possíveis intervenções a serem realizadas no contexto escolar, compreendendo os discursos de padronização e homogeneização, bem como as relações afetivas existentes que perpassam as relações sociais, o sintoma social enquanto discurso dominante que evidencia o “fracasso escolar” na sociedade contemporânea, nas relações estabelecidas sobre o laço social entre o professor e o aluno, indivíduo e sociedade. Nesta pesquisa foram abordadas questões relacionadas aos desafios enfrentados na contemporaneidade dentro do contexto escolar, os discursos que ocupam os espaços e conduzem para a padronização do sujeito e o não estabelecimento da importância das emoções e afetos, bem como se aborda possíveis intervenções sobre a abordagem psicanalítica e seu olhar sobre a singularidade e subjetividade do indivíduo, a serem realizadas, levantando reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem e as interações emocionais entre professores e alunos, sujeitos que compõem este cenário.


Palavras-chave


Contexto escolar; Psicanálise; Intervenções

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