A CONTRIBUIÇÃO DAS PESQUISAS NACIONAIS SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Ana Paula Pacheco Moraes Maturana, Enicéia Gonçalves Mendes

Resumo


Considerando as políticas atuais e o movimento da inclusão escolar, faz-se fundamental investigar como pesquisas vem abordando esse tema e verificar no que elas avançam. O objetivo foi identificar e apresentar o que as pesquisas nacionais dizem a respeito das formas e tipos de escolarização para estudantes com deficiência intelectual. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de teses e dissertações do período 2010-2016. A análise de 32 produções permitiu a organização de em sete categorias temáticas. As pesquisas ressaltam dificuldade para avaliar e elencar estratégias efetivas de inclusão escolar do aluno com DI. Apontam a reflexão em conjunto, o coensino, docência compartilhada e ensino colaborativo como alternativas viáveis para a verdadeira construção de um ensino e uma prática realmente inclusiva.


Palavras-chave


Deficiência Intelectual. Educação Especial. Inclusão.

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