A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS NO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO EM UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL

Juliana Karla Rodrigues de Souza Santos, Patrícia Tatiana Ferreira Ramos, Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa, Taciana de Barros Jerônimo, Ana Regina Bezerra Ribeiro

Resumo


O marketing social tem a finalidade de influenciar uma mudança de comportamento, enquanto que o marketing de causas engloba a aliança entre instituições voluntárias e empresas visando benefícios mútuos, sendo ambas utilizadas pelas organizações do terceiro setor. Assim, as ferramentas do marketing são essenciais para estas entidades, a exemplo das ONGs, que desenvolvem trabalhos voltados para o bem-estar social, os quais necessitam da utilização destes instrumentos para a captação de recursos. Este trabalho tem como objetivo geral analisar de que maneira as ferramentas de comunicação de marketing promovem a captação de fundos para a organização. Para isso, se realizou um estudo de caso qualitativo de cunho descritivo, realizado por meio de roteiro de entrevista com o Diretor Vice-Presidente e o Gerente de Marketing da organização. Os resultados apontaram que os instrumentos de marketing como: a promoção de vendas; eventos e experiência; marketing direto e vendas pessoais são fundamentais no processo de arrecadação de recursos para manter a autossuficiência institucional.


Palavras-chave


Ferramentas de Comunicação de Marketing; Captação de Recursos; ONGs

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