A GESTÃO DA INDISCIPLINA PELA COORDENAÇÃO DE TURNO DO IFPB: FONTES E FORMAS DE APOIO

Icaro Alencar Rodrigues

Resumo


Ao se observar que a indisciplina é um fato comum nas instituições de ensino e que ela interfere no processo de ensino-aprendizagem, considera-se que é fundamental geri-la. Contudo, a literatura foca no docente o processo de gestão da indisciplina. Neste sentido, este trabalho caracterizado como de campo, descritivo, de corte transversal e de abordagem qualitativa e quantitativa, por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas tem como objetivo identificar as principais fontes e formas de apoio que recebe as Coordenações de Turno e de Apoio Acadêmico do IFPB no que tange a gestão da indisciplina. Os Assistentes de Alunos, como respondentes da pesquisa, informaram que a Direção de Ensino, a Coordenação Pedagógica e a Coordenação de Assistência ao Estudante são as principais fontes de apoio na gestão disciplinar, assim como a função de suporte para quando os limites da Coordenação de Turno/Apoio Acadêmico são ultrapassados e o diálogo com os discentes e com os pais destes são as principais formas de apoio recebidas pela Coordenação de Turno/Apoio Acadêmico. Apresenta-se como uma nova possibilidade de pesquisa, investigar de que modo ocorrem as trocas de informações entre as coordenações de forma a contribuir para a gestão disciplinar.


Palavras-chave


Gestão da indisciplina; Coordenação de Turno; Instituto Federal da Paraíba

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