Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Veredas Favip - Revista Eletrônica de Ciências?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos originais, na modalidades de relatos de pesquisas, relatos de experiência profissional e traduções, deverão ser submetidos, em formatos DOC ou DOCX, no site da VEREDAS FAVIP - Revista de Ciências (http://veredas.favip.edu.br) ou diretamente no link referente à submissão de artigos (http://veredas.favip.edu.br/ojs/index.php/veredas1/about/submissions), obedecendo aos critérios: 

1) Devem constar na primeira página: Título de acordo com a língua do artigo (em caixa alta, centralizado), abaixo e alinhado à direita e separados por linha o(s) Nome(s) do Autor(es) (em nota de rodapé, as informações do autor com relação à titulação, local de trabalho, origem do trabalho teórico, órgão financiador do projeto (quando aplicável), endereço completo e e-mail). Resumo em parágrafo único (respeitando o limite de 250 palavras, espaçamento simples) e, separado por parágrafo alinhado à esquerda, 3 (três) palavras-chave na língua original do manuscrito.

Devendo contar, também, Título pleno em inglês compatível com o título original (em caixa alta, centralizado), abaixo e separado por parágrafo o “Abstract” (respeitando o resumo na língua do manuscrito), além de três "Keywords", separadas por ponto. Quando o texto original submetido estiver em inglês, esta etapa contará com a apresentação do resumo e palavras-chaves em Português.

Importante:  As ideias do texto, o Abstract e as Referências, constantes no artigo científico, são de responsabilidade do autor.

2) Na formatação, o corpo do texto deve apresentar obrigatoriamente Introdução (que contemple a Fundamentação Teórica) Método utilizado, Resultados/Discussões, Considerações Finais e Referências Bibliográficas. Além de estar digitado em espaço 1,5 entrelinhas, em Word versão 2003 ou posterior, em páginas numeradas, com margens de 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita), justificado, na fonte “Times New Roman”, tamanho 12, em papel A4.

Importante: Nas Referências só devem constar as obras, em ordem alfabética, das efetivamente citadas no corpo do texto e deverão ser digitadas em espaçamento simples e separadas entre si por espaço duplo, além de alinhadas somente à margem esquerda.

3) Conter entre 10 e 20 páginas numeradas a partir da Introdução. Somente, em casos especiais, serão aceitos trabalhos com número inferior, desde que aceito pelo Conselho Editorial.

4) Os trabalhos deverão ser inéditos, escritos em português, inglês ou espanhol, de forma clara e concisa. Os trabalhos enviados não podem ser ou terem sido publicados ou submetidos à publicação em outra revista ou anais de evento.

5) As citações dos autores deverão ser feitas no corpo do texto, utilizando-se da forma “autor-data”, a saber:

a) Citação indireta: utilização da ideia do autor, porém sem a transcrição textual. 
      

       Exemplos:

  • (SOBRENOME DO AUTOR, data de publicação);

 

  • Sartre (1943) afirma que o homem é angústia...

 

b)      Citação direta: transcrevendo o texto do autor:


Exemplos:

 

  • Citações diretas, de até 3 linhas, devem estar entre aspas duplas, no texto:

É neste cenário, que "[...] a AIDS nos mostra a extensão que uma doença pode tomar no espaço público. Ela coloca em evidência de maneira brilhante a articulação do biológico, do político, e do social." (HERZLICH e PIERRET, 1992, p.7).

  • Citações diretas, com mais de 3 linhas, devem vir recuadas em 4 cm da margem esquerda, com letra menor que o texto (fonte 11), espaçamento simples, e sem aspas.

 [...] para compreender o desencadeamento da abundante retórica que fez com que a AIDS se construísse como 'fenômeno social', tem-se freqüentemente atribuído o principal papel à própria natureza dos grupos mais atingidos e aos mecanismos de transmissão. Foi construído então o discurso doravante estereotipado, sobre o sexo, o sangue e a morte [...]. (HERZLICH e PIERRET, 1992, p.30).


Outros exemplos:

 

  • As obras de um mesmo autor com datas idênticas, proceder: Baudrillard (2000a), Baudrillard (2000b) e assim sucessivamente; 

 

  • Obras com dois autores, citar: (BROW; MEYER, 2000);

 

  • Mais de três autores, citar o primeiro autor com o complemento da expressão et. al.

 

6) As notas de rodapé devem ser utilizadas, minimamente, para destacar alguma explicação e colocadas no pé das páginas por meio de números sequenciais, seguindo as referências numéricas constantes no corpo do texto.


7) Gráficos e tabelas deverão ser colocados na ocorrência do texto, com as respectivas indicações de localização, fonte e explicação.


8) Os trabalhos que estiverem distintos das normas sugeridas, não serão remetidos aos pareceristas, mas devolvidos aos autores para a devida adequação às normas.


9) Os autores serão responsáveis pelos dados, conceitos emitidos e Referências citadas em seus artigos.


10) Os trabalhos serão submetidos sigilosamente à apreciação do Conselho Científico ou a relatores de pareceres Ad hoc, sendo publicados após o parecer favorável de, pelo menos, dois membros, de acordo com a programação a ser definida pelo Conselho Editorial, dependendo da quantidade de trabalhos aprovados, obedecendo-se a ordem cronológica de submissão.


Importante: Os autores receberão as informações sobre a aceitação do trabalho (via e-mail pessoal e "notícias" constante no site da revista. Os autores, dos trabalhos recusados, serão informados via e-mail pessoal.


11) As possíveis sugestões dos pareceristas ou do Conselho Editorial de modificações nos trabalhos, serão remetidas, sigilosamente, aos autores.

12) Quando do aceite de publicação do manuscrito a Revista VEREDAS FAVIP - Revista Eletrônica de Ciências, os autores se comprometem a enviar carta de declaração de responsabilidade e transferência de direitos de publicação, além de arquivo digitalizado do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (quando couber).

13) Os autores, ao submeterem os seus trabalhos, estão concordando com a Cessão dos Direitos Autorais à VEREDAS FAVIP - Revista Eletrônica de Ciências, conforme disposições de veiculação e acesso livre dos leitores aos textos, desde que citando a fonte de referência e os respectivos créditos do autor.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Word versão 2003 ou posterior
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.